Quem sofre de insônia sabe o quanto essa condição pode ser debilitante, pois afeta negativamente a qualidade de vida, o humor, a rotina e o psicológico ao longo do tempo.
Infelizmente, a insônia é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor de todo o mundo, impactando não somente no cansaço diário, mas também o bem-estar físico, emocional e mental de todos os pacientes.
Por isso, pessoas que sofrem de insônia estão constantemente em busca de métodos que possam ajudar a combater esse problema e, consequentemente, melhorar a qualidade do sono e o bem-estar diário.
Pensando nisso, resolvemos elaborar este post com 7 hábitos noturnos para combater a insônia que você pode começar a adotar hoje mesmo.
Ao colocar em prática os hábitos e dicas que comentaremos abaixo na sua rotina diária, você poderá desfrutar de noites de sono muito mais tranquilas e revitalizantes, exatamente como você merece. Acompanhe!
O que é insônia?
Primeiramente, o que é insônia?
Basicamente, a insônia é classificada como um distúrbio do sono. Ela tem como principal característica, a dificuldade de conseguir dormir, de manter o sono durante a noite ou de sempre acordar muito cedo e não conseguir mais voltar a dormir.
Dessa forma, as pessoas que sofrem de insônia costumam ter muita dificuldade para ter noites de sono tranquilas e revigorantes e vivem tendo momentos de sono de má qualidade.
Com o passar do tempo, podem começar a desenvolver problemas de saúde, emocionais ou mentais.
Dificilmente a insônia tem causa primária, ou seja, dificilmente ela será tratada somente com sonífero, precisando tratar a causa origem para que futuramente não precise tomar mais medicações.
De modo geral, a insônia pode ser causada por diversos fatores diferentes, incluindo estresse, ansiedade, problemas de saúde, uso de medicamentos, ambiente inadequado para dormir, consumo excessivo de cafeína ou álcool e muito mais.
Combatendo a insônia: 7 hábitos noturnos para combater a insônia
Existem opções de tratamentos que são muito úteis quando o assunto é insônia.
Contudo, antes de partir para abordagens mais críticas, como o uso de medicamentos para dormir, vale a pena tentar implementar alguns hábitos na rotina diária para melhorar quadros de insônia e aprimorar a qualidade do sono.
Separamos a seguir, os 7 melhores hábitos noturnos para combater a insônia e melhorar a qualidade das suas noites de sono. Confira!
Estabeleça uma rotina de sono ajuda a evitar a insônia
Em primeiro lugar, se esforce ao máximo para estabelecer uma rotina para o seu sono.
Isso é importante, pois ir para a cama e acordar aproximadamente nos mesmos horários todos os dias, ajuda a regular o relógio biológico do corpo.
Dessa forma, facilita o processo de adormecer e de acordar. Consequentemente, isso contribui para um sono mais regular e revitalizante, como ele deve ser.
Crie um ambiente confortável para dormir
O seu ambiente de sono desempenha um papel importantíssimo na qualidade do seu descanso a noite. Contudo, poucas pessoas dão a devida atenção para esses detalhes.
A dica é criar o hábito de manter o seu quarto escuro, silencioso e em uma temperatura agradável para você.
Além disso, invista em colchões e travesseiros confortáveis e tente integrar itens que te tragam mais tranquilidade no seu ambiente, como velas aromáticas, óleos calmantes nas fronhas ou músicas que te tranquilizem.
Pratique a chamada \”higiene do sono\”
Na última hora antes de se deitar para dormir, evite utilizar dispositivos eletrônicos. Afinal, a luz azul interfere bastante na produção de melatonina, o hormônio do sono.
Ao invés disso, opte por dedicar um tempo a atividades mais relaxantes que estimulam o sono, como leitura ou meditação.
Evite refeições pesadas e altas doses de cafeína à noite para não ter insônia
Refeições pesadas antes de dormir podem causar desconforto e refluxo ácido, dificultando o sono.
Além disso, o consumo de cafeína também não é indicado e deve ser interrompido algumas horas antes do seu horário de dormir. Afinal, esse componente é um estimulante que interfere na capacidade de adormecer.
Se você gosta muito de café, tente substituí-lo por chás durante a parte da noite, de preferência, por chás calmantes.
Pratique exercícios de forma regular
A atividade física regular também ajuda a promover um sono mais profundo e elevar a qualidade do sono como um todo.
Porém, tome cuidado para não abusar de exercícios intensos muito próximos da hora de dormir. Essa prática costuma dificultar o sono e leva ao surgimento de quadros de insônia.
Gerencie o seu estresse diariamente
Sem dúvida, o estresse é um dos grandes causadores da insônia. Por isso, a melhor forma de combatê-la é gerenciando o seu estresse diariamente.
Isso pode ser feito por meio de atividades que te ajudem a relaxar antes de dormir, como técnicas de respiração, ioga, música, desenhar, assistir a algo que você gosta, escrever em um diário, entre diversas outras estratégias.
Tente encontrar algo que te ajude a acalmar a mente e a preparar o seu corpo para o dormir.
Se dedique à exposição à luz natural de manhã
A exposição à luz natural pela manhã ajuda a regular o ritmo circadiano, que controla o ciclo sono-vigília. Assim, ajuda a garantir que você se sinta mais alerta durante o dia e mais sonolento à noite.
Portanto, evite a luz artificial pela noite e abuse da luz natural pela manhã.
Ao adotar esses 7 hábitos noturnos na sua rotina do sono, você estará construindo uma base muito mais sólida para combater a insônia e elevar a qualidade das suas noites de sono.
E para finalizar, fica a dica: comece incorporando um hábito de cada vez e observe como cada um deles está funcionando para você.
Em casos de insônia persistente, procurar ajuda profissional é indispensável para conseguir combater esse problema e manter a qualidade de vida sempre em dia.
Se você já tentou todas as estratégias possíveis e não teve sucesso, entre em contato com a Ito Psiquiatria.
Somos especialistas em diversas condições psiquiátricas, incluindo distúrbios do sono, e estamos prontos para te ajudar a superar esses desafios de maneira mais eficiente!
Para texto mais técnico sobre Insônia, clique aqui.