Síndrome do Impostor: Reconhecendo e Combatendo os Sintomas

A Síndrome do Impostor é um fenômeno complexo que atinge indivíduos talentosos e bem-sucedidos, a ponto de fazer com que eles duvidem da sua própria legitimidade e capacidade.

Contudo, apesar de ser uma síndrome muito importante que requer um cuidado especial, muitas pessoas não sabem o que exatamente é a Síndrome do Impostos e como ela afeta a qualidade de vida de quem ela atinge.

Fato é que reconhecer essa síndrome é indispensável para ter sucesso no tratamento e combater os sentimentos que esse quadro pode gerar.

Por isso, queremos falar mais sobre a Síndrome do Impostor e todos os detalhes que você precisa para conseguir reconhecer e superar essa condição. Nos acompanhe nos próximos parágrafos!

O que é a Síndrome do Impostor?

Trata-se de um fenômeno psicológico que se manifesta quando uma pessoa internaliza a crença persistente de que não é merecedora do seu sucesso, apesar de ter muitas conquistas e competências

Indivíduos que convivem com essa síndrome sempre duvidam das suas próprias habilidades com uma sensação crônica de serem “impostores”. 

Ou acreditam ainda que serão expostos como fraudes em algum momento independente das suas realizações.

Os sentimentos associados à Síndrome do Impostor incluem, por exemplo, a autodúvida, ansiedade, medo de ser descoberto como incompetente e uma constante busca por validação externa.

Porém, vale a pena destacar que essa síndrome não está ligada ao nível real de habilidade ou competência da pessoa. Na verdade, é muito mais uma questão de percepção distorcida de si.

A Síndrome do Impostor é uma condição que pode afetar qualquer pessoa, independentemente do seu nível de sucesso ou área de atuação. Contudo, é mais comum em ambientes profissionais.

Reconhecendo os sinais da Síndrome do Impostor

O melhor caminho para superar a Síndrome do Impostor começa pela habilidade de reconhecer os sinais que permeiam os pensamentos e emoções de quem convive com essa condição.

Um dos sinais mais comuns dessa síndrome é a busca constante por validação externa, ou seja, as pessoas afetadas pela Síndrome do Impostor estão sempre em busca da aprovação de outras pessoas para validar as suas próprias conquistas.

É como se o reconhecimento de seus próprios méritos fosse errado ou inadequado.

Outro sinal muito importante da Síndrome do Impostor é a busca pela perfeição. Mesmo já tendo alcançado realizações notáveis, por exemplo, pessoas que sofrem desse fenômeno tendem a se concentrar nos detalhes falhos das suas conquistas, ignorando os sucessos que obteve.

Outra característica bem persistente da síndrome que ajuda a confirmar o diagnóstico é atribuir o sucesso a qualquer outro fator externo, sem ser a sua própria capacidade, como sorte ou circunstâncias favoráveis.

Conhecer e entender quais são os sinais da Síndrome do Impostor envolve todo um processo de autorreflexão que nos permite não apenas identificar áreas de autossabotagem do paciente, mas também criar uma base sólida para construir estratégias eficazes de tratamento para superar essa síndrome.

O papel da autoaceitação na superação da Síndrome do Impostor

A jornada para superar a Síndrome do Impostor envolve tanto o reconhecimento dos padrões de pensamento negativos, como a promoção da autoaceitação.

Quando falamos em Síndrome do Impostor, a autoaceitação deve ser vista como a lanterna capaz de guiar todo o processo de superação, iluminando o caminho para uma visão mais positiva de nós mesmos.

Isso acontece, pois, a autoaceitação é capaz de confrontar diretamente o perfeccionismo destrutivo que é o que alimenta a Síndrome do Impostor em um indivíduo muitas vezes.

Dessa forma, ao invés de buscar padrões inatingíveis, o ideal é entender que a excelência não está atrelada à perfeição através do processo de autoaceitação.

Uma parte muito importante desse processo é aprender a celebrar as pequenas vitórias e as grandes conquistas. 

Muitas vezes, a Síndrome do Impostor leva à minimização das próprias realizações. Então, o paciente precisa reaprender a cultivar uma mentalidade de gratidão e de celebração.

Além disso, a autoaceitação também envolve o desafio ativo de crenças limitantes, que o paciente deve questionar e substituí-las por afirmações positivas e realistas.

Dessa forma, é possível construir uma base mais sólida para promover a confiança em nossas próprias capacidades.

Estratégias para combater a Síndrome do Impostor

Agora, vamos falar sobre um dos pontos mais esperados: como conseguir combater a Síndrome do Impostor?

Felizmente, existem algumas estratégias que podem te ajudar nessa jornada e que conseguem mitigar os efeitos dessa síndrome. Conheça cada uma delas a seguir:

Definição de metas realistas

Uma estratégia eficaz para combater a Síndrome do Impostor é estabelecer metas realistas e alcançáveis.

Isso pode envolver, por exemplo, a quebra de grandes objetivos em etapas menores, permitindo um senso de progresso e reduzindo a sensação de inadequação

Prática da autorreflexão positiva

A prática da autorreflexão positiva é fundamental para reverter os efeitos da autocrítica. 

Manter um registro de todas as suas conquistas e elogios recebidos pode ser uma maneira bem interessante de contrabalançar os pensamentos negativos.

Isso permite uma visão mais equilibrada e realista das suas próprias habilidades.

Promoção de uma cultura de valorização

A promoção de uma cultura de valorização também é fundamental para combater a Síndrome do Impostor. 

Reconhecer e celebrar não apenas as suas grandes conquistas, mas também esforços e progressos, cria um ambiente que valoriza a autenticidade e o crescimento.

Assim, é possível reduzir a pressão pela perfeição e validar o esforço individual.

Ajuda especializada

Para tratar a Síndrome do Impostor com eficiência, não podemos subestimar a ajuda especializada. 

Psiquiatras, psicólogos e psicanalistas podem te ajudar a lidar com a síndrome e os seus sintomas. Bem como montar estratégias de tratamento que se encaixem melhor com o seu perfil e com o seu progresso.

Na Ito Psiquiatria, contamos com médicos especializados em tratamento para Síndrome do Impostor que estão preparados para te ajudar a superá-la!

Conheça um pouco mais sobre as nossas especialidades e agende a sua consulta conosco. Juntos podemos restaurar a sua qualidade de vida e a sua crença em si mesmo!

Compartilhe nas mídias:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Dr. Thomas Katsuo Ito

Dr. Thomas Katsuo Ito

Psiquiatra formado pela USP, colaborador do IPq – HC FMUSP e do consulado Japonês, psiquiatra transcultural referência em atendimento em japonês da Escola Japonesa do Brasil e Hospital Santa Cruz, presidente da Comissão de Ética do Pronto Socorro João Catarin Mezzomo e docente da pós graduação do CEFATEF e da Uni São Paulo.

Picture of Dr. Thomas Katsuo Ito

Dr. Thomas Katsuo Ito

Psiquiatra formado pela USP, colaborador do IPq – HC FMUSP e do consulado Japonês, psiquiatra transcultural referência em atendimento em japonês da Escola Japonesa do Brasil e Hospital Santa Cruz, presidente da Comissão de Ética do Pronto Socorro João Catarin Mezzomo e docente da pós graduação do CEFATEF e da Uni São Paulo.